0

Chamamos de Aporte de Capital a contribuição financeira, é como se fosse um empréstimo que uma empresa recebe de um investido para ser utilizado com um determinado fim, seja para expansão, pesquisa, alavancar o negócio, compra de equipamentos e etc. Em troca, os investidores recebem participação nos lucros da empresa.

Um dos objetivos do Aporte de Capital é o crescimento rápido de uma empresa. De uma maneira geral, os investimentos são feitos em empresas novas ou startups.

Atualmente existem três fases de investimentos principais: a inicial, a de maturação e a final.

Na fase inicial, os aportes de capitais podem vir de investidores-anjo ou de um capital-semente. Os investidores-anjo são pessoas físicas ou jurídicas que colocam dinheiro em microempresas ou empresas de pequeno porte com o objetivo de fazê-las crescer.

Na fase de maturação, o tipo de aporte de capital é o venture ou capital de risco. Ele é indicado para pequenas e médias empresas com um faturamento significativo, mas com mais chances de crescer.

Na fase final, o aporte de capital pode vir de uma Private Equity, destinado para grandes empresas e com expectativas de retornos financeiros maiores.

Private Equity é um termo em inglês que significa “ativo privado” e é uma modalidade de investimento que consiste na compra de ações de grandes empresas e na participação de sua gestão.

É importante que o empresário que opte por receber um Aporte de Capital deva ter um plano de negócio prevendo o destino dos recursos.

Relação com o Investidor

Agora que você entendeu o que é Aporte de Capita, você deve estar se perguntando como que fica a relação com o investidor após o Aporte de Capital?

Enquanto alguns investidores acreditam que seja melhor manter certa distancia para usufruir de mais autonomia no gerenciamento do negócio e compartilhar apenas a participação nos lucros. Outros acreditam no estreitamento dos laços para um relacionamento mais longo e duradouro. Se o investidor acreditou no seu negócio ao ponto de investir dinheiro, vocês devem construir uma parceria baseada na confiança.

O relacionamento do investidor com o empresário também pode ser pela produção de relatórios que apontem os lucros, os próximos passos da empresa e dos investimentos.

Aporte de Capital em empresas de pequeno porte

As questões tributarias que envolvem empresas de pequeno porte e microempresas realizadas por investidores-anjo são regulamentadas pela
Instrução Normativa RFB nº 1719/2017.

Gostou da ideia? Quer entender mais sobre como funciona o Aporte de Capital? Entre em contato conosco : (62) 3434-7959

Accontax Contabilidade é uma empresa especializada em soluções contábeis, qualificada para atender micro, pequenas e médias empresas. Buscando enfatizar o negócio dos seus clientes, realizando uma gestão contábil inteligente, profissional com qualidade e excelência no atendimento.


COMENTÁRIO(S)



Nenhum comentário realizado!