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Para comprar novos insumos, contratar pessoal, pagar taxas e mais uma infinita gama de atividades dentro de uma empresa, é preciso ter lucro.

Você sabe se sua empresa é lucrativa? Entender esse processo irá fazer com que seu negócio seja muito bem-sucedido.

O primeiro passo é coletar todas as informações suficientes para que se tenha um ótimo gerenciamento de resultados. É claro! a maioria dos empreendedores não tem tempo e pessoas disponíveis para realizar essa tarefa. Por isso, nossa recomendação é que esse trabalho seja realizado por um profissional qualificado. Não deixe de falar com seu contador.

Primeiro, devemos entender o conceito de lucro, para depois passarmos para as contas.

Lucro nada mais é do que o retorno positivo de um investimento, após retirar o custo de produção. Grande parte dos empresários iniciantes acreditam que a fórmula se dá por lucro = lucro bruto – custos. Mas será mesmo?

Lucro Bruto

Como dissemos acima, o lucro bruto é a subtração do valor vendido pelo valor pago por você.

Por exemplo, digamos que você tenha comprado um produto por R$20,00 reais e o vendeu por R$100,00, o seu lucro foi de R$ 80,00, certo? Certo! Mas esse valor não reflete verdadeiramente o quanto vai entrar no seu bolso, pois você não considerou outro fator importantíssimo, os custos fixos e variáveis que nada tem a ver com o produto em si, mas fatores externos, como aluguel, água, energia, internet, etc.

Mais um exemplo: Você comprou 1.000 un. de mercadorias para revenda no valor de R$ 30.000,00. O custo unitário é R$ 30,00/un. Em seguida vendeu 500 unidades pelo preço de R$ 100,00. Então se lucro bruto foi R$50.000 (500 un. x R$ 100,00) – R$ 15.000 (500 un. x R$ 30,00) = R$ 35.000,00 esse é o lucro bruto.

Lucro Líquido

Por sua vez, o lucro líquido é o valor real que você vai receber após ter pago impostos e despesas que mantêm sua empresa funcionando.

Voltando ao exemplo anterior, você tem então R$80,00 na carteira, mas teve que entregar o produto para o cliente, colocou em uma caixa personalizada e mais alguns custos extras no valor de R$30,00. No fim, aqueles R$100,00 se tornaram R$80,00 e foram reduzidos finalmente para R$50,00.

Entendeu a importância de saber o quanto a sua empresa lucra de verdade?

Definição de preço

Um conceito de precificação muito conhecido no mundo contábil é o mark-up.

Ele funciona assim:

  1. Calcule os custos e despesas fixas e variáveis de sua empresa. Suponha que o resultado seja de 20% do valor de suas receitas;
  2. Some o percentual de lucro que espera. Se for, por exemplo, 40%, seu custo total de vendas fica em 60% (20% + 40%);
  3. Considere que 100% é sua receita total. Calcule seu mark-up divisor usando a fórmula: (RECEITAS – CUSTO TOTAL DE VENDAS)/100. Seu mark-up divisor será (100% – 60%)/100% = 40/100 = 0,40;
  4. Defina seu preço de venda a partir desse número, dividindo o custo do produto pelo mark-up divisor obtido. Se um item tem custo de R$ 10, o cálculo fica: 10/0,40 = R$ 25,00.

Ou seja: seu preço de venda deve ser R$25,00 para cobrir custos, despesas e garantir o lucro esperado.

Nomenclaturas

Alguns nomes que são usados com frequência e que você deve saber:

  • Receita total: É a soma de todo o dinheiro que entrou no negócio. Para calculá-la, é necessário saber qual é o preço do produto ou serviço e a quantidade vendida.
  • Custos fixos: São os custos que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.
  • Custos variáveis: São custos que variam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho. É importante lembrar que a comercialização de um produto e/ou serviço precisa pagar os custos variáveis. Muitos empreendedores se esquecem disso.
  • Custo total: É o somatório de todos os custos que a empresa possui, sejam eles fixos ou variáveis.
  • Lucro Bruto= Receita Total – Custos Variáveis
  • Lucro Líquido= Receita Total – Custo Total

É isso, viu como é simples?

Conte pra nós como foi apurar o lucro da sua empresa, se encontrou alguma dificuldade.

Se tiver dificuldades entre em contato com a gente, pois teremos o maior prazer em ajudar você na gestão do negócio.

Fontes:

Flua

Sige Cloud


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