0

Chamamos de Fator R, um cálculo essencial que começou a vigorar pelo Simples Nacional 2018. Planejar e calcular milimetricamente suas despesas para não pagar impostos em excesso, apesar de necessário para equilibrar as dividas, é um pouco complexo para o planejamento tributário de uma empresa.

Mas o que é o Fator R?

O Fator R é o nome dado ao cálculo realizado mensalmente para saber se a empresa será tributada no anexo III ou V do Simples Nacional. Algumas atividades passaram a serem tributadas em 2018, com aquilotas que podem ser bem diferentes.

Para entendermos o que é Fator R, primeiro precisamos conhecer a Lei que garantiu essas empresas de médio e grande porte, como realizar o cálculo e, a importância o do Pro-Labore.

A Lei complementar numero 155, criada em 27 de Outubro de 2016, estabeleceu uma reforma na Lei Complementar Nº 123/2006, que regulamenta o Regime Tributário Simplificado, o Simples Nacional.

Uma das principais alterações da Lei foi a extinção do parágrafo IV, sendo o mesmo substituído pelo V. Devido a essa mudança foi adotado uma nova fórmula de cálculo, conhecido por Fator R.

Como calcular o Fator R?

O cálculo do Fator R não é nada complicado, para você entender o exemplo, é preciso que tenha em mãos a folha de pagamento (Salário, FGTS, pró-labore) e a receita bruta equivalente aos últimos 12 meses.

Fator R = folha de pagamento + pró-labore ( em 12 meses) / receita bruta (12 meses).

Exemplo:

Fator R = 15.000/110000

Fator R = 0,13 ou 13%

Após calcular o Fator R, é só verificar em qual anexo a sua situação se enquadra e descobrir qual aquilota correta a ser paga.

Anexo III

Anexo V


Se ficou alguma dúvida referente ao Fator R Simples Nacional, não deixe de entrar em contato conosco .

Accontax Contabilidade é uma empresa especializada em soluções contábeis, qualificada para atender micro, pequenas e médias empresas. Buscando enfatizar o negócio dos seus clientes, realizando uma gestão contábil inteligente, profissional com qualidade e excelência no atendimento.


COMENTÁRIO(S)



Nenhum comentário realizado!