0

O fluxo de caixa, nada mais é do que um controle financeiro que todo empresário necessita para manter o planejamento e controle financeiro do seu negócio.

O objetivo é contabilizar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, para futuras aplicações ou gastos.

Deve sempre registrar no fluxo de caixa:

Todos os recebimentos, como vendas à vista e a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros.

Todos os pagamentos, compras à vista e a prazo, pagamento de duplicatas, pagamento de despesas, entre outros.

Previstos, até o ultimo pagamento e recebimento conhecido ou no máximo de horizonte adequado a necessidade da empresa.

O fluxo de caixa pode ser elaborado manualmente, em um caderno ou agenda, o que acabará gerando mais trabalho, mas a forma mais indicada é a automática, através de planilhas, ou até mesmo alguns aplicativos online.

No início do preenchimento do fluxo de caixa, surgirão algumas dúvidas, conta com o auxílio de um profissional contador é fundamental para que tudo ocorra bem. Entre em contato conosco.

Qual benefício do Fluxo de Caixa?

Um dos benefícios do fluxo de caixa, é o planejamento e controle que o empresário terá sobre suas finanças. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa. Com essas informações, o empreendedor com ajuda de um contador pode antecipar algumas decisões importantes para o crescimento da empresa, como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, organização de promoções visando o desencalhe de estoque, a negociação para uma dilatação de prazo com fornecedor, entre outros benefícios.

A estrutura do fluxo de caixa depende do funcionamento da empresa, e também das necessidades dos gestores. O resultado acaba sendo um saldo disponível. O saldo final do fechamento de caixa deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em contas corrente (banco).

Dicas:

  1. Inicie lançando nas “contas a pagar” e “contas a receber” os compromissos já assumidos e os valores a receber, já conhecidos ou facilmente estimados.
  • Estime sempre as despesas ainda não lançadas nas “ contas a pagar”, tais como impostos, água, luz, folha de pagamento, etc.  Tente também conhecer as sazonalidades dessas contas, suas datas de vencimento e reajustes para melhor estimar.
  • Nas vendas à vista, utilize como base a média diária das vendas realizadas normalmente. Considere também os meses de movimento mais fortes ou mais fracos para a média. Seja conservador nessas estimativas, que serão muito facilitadas se um controle diário de receitas e despesas for mantido.
  • As despesas são quase sempre certas e as receitas quase nunca.

O saldo em caixa não indica, necessariamente se a empresa está gerando lucros ou prejuízos. O saldo final deve ser conferido preferencialmente no final de cada dia.

Saldos diários elevados, tanto negativos quanto positivos, sugerem a necessidade de melhoramentos na organização financeira, pois implicam financiamentos a custos elevados (saldo negativo) ou custo de oportunidade da aplicação (saldo positivo) e que poderiam render juros em aplicações ou melhores condições de pagamento junto a fornecedores. Para ter uma empresa saudável é preciso controlar o fluxo de caixa.

Saldos negativos devem ser analisados. A primeira providência é descobrir as causas: atraso nos recebimentos, alta taxa de inadimplência, queda repentina nas vendas, atraso nos recebimentos dos clientes, etc. Esse problema também ocorre se as diferenças entre os prazos de recebimentos e os pagamentos forem altas e a empresa não se planejar com a organização do capital de giro.

Se a empresa vender muito mais em um mês do que em outro, sem se organizar, poderão ocorrer falhas no fluxo – já que os pagamentos podem ocorrer antes dos recebimentos relativos às vendas. Por isso, é necessário ter uma reserva de capital de giro. Por outro lado, as faltas no caixa devem ser avaliadas para saber se não ocorrem devido às vendas estarem abaixo do ponto de equilíbrio.

Vale lembrar que contar com a ajuda de um contador durante o processo faz toda diferença. Por isso entre em Contato Conosco que te auxiliaremos durante todo o processo.

Accontax Contabilidade é uma empresa especializada em soluções contábeis, qualificada para atender micro, pequenas e médias empresas. Buscando enfatizar o negócio dos seus clientes, realizando uma gestão contábil inteligente, profissional com qualidade e excelência no atendimento.


COMENTÁRIO(S)



Nenhum comentário realizado!